quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Abertura do SED

Data: 1 de setembro de 2011


Noite de abertura do SED causa
insatisfação em alunos da UNIR.








O Departamento de Ciências da Educação (DACIE), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), promoveu o IV Seminário de Educação (SED). O tema desta edição é Interculturalidade e formação docente: desafios e possibilidades e sua quarta edição foi realizada na cidade de Vilhena.

 A abertura aconteceu  às 19h do dia 31, seguida pela conferência Interculturalidade e formação docente: desafios do currículo, proferida pela professora doutora Ormezinda Maria Ribeiro-Aya, da Universidade Federal de Brasília (UnB). Na noite  de abertura do IV seminário da educação, a palestra que foi proferida em apenas 30 minutos pela prof. Ormezinda, causou descontentamento nos participantes do evento.

A palestra deveria ter 2 horas de duração, como estava no cronograma do evento, mas como isso não aconteceu os participantes do evento saíram reclamando da ministradora, como a aluna Hérica Jensen. “O tema é muito interessante, principalmente para alunos que estão no ultimo semestre do curso de educação como eu, pena que não foi o que esperávamos.”  Comenta a acadêmica de pedagogia da UNIR de Vilhena.

O evento contou com mais de 400 participantes entre alunos da graduação, pós-graduação e professores, a maioria dos inscritos é acadêmico dos cursos de Pedagogia e Letras, mas também há inscritos de outros cursos. 

 O Seminário de Educação é uma iniciativa dos campi de Vilhena, Rolim de Moura e Ji-Paraná. Seu início ocorreu em 2008, sendo realizadas em Vilhena tendo nos anos seguintes  nas outras cidades.  E em 2011 o evento retorna a Vilhena.



TRADIÇÃO E EXEMPLO DE VIDA NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Data: 8 de setembro de 2011


Tradição e exemplo de vida no desfile de 7 de setembro




Nesta quarta-feira(7), aconteceu na Av. Major Amarante o desfile cívico para comemorar o dia de independência com diversas atrações e apresenta ao todo 40 instituições. O desfile teve mais de 20 mil expectadores, que durante quatro horas prestigiaram e assistiram com atenção.

Além das tradicionais escolas estaduais e municipais, neste ano, passaram também pela avenida instituições como Igreja Assembléia de Deus, CTG Centro de Tradições Gaúchas, Guarda - Mirim, Karatê, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e etc.

Crianças e adulto fantasiados, desperta olhares curiosos de quem estava na platéia. Super-heróis, mini-soldado, animais, agentes de trânsito e outras fantasias inusitadas foram usadas no desfile para atrair o gosto do publico e o voto dos jurados.

Com três horas e meia de desfile, os expectadores já estavam exaustos de ficar em pé no mesmo lugar, foi nesse momento que a “turma da melhor idade” aparece e chama a atenção do público. Cerca de 50 idosos dançaram e cantaram pela avenida dando um show para os mais novos.

Para pessoas com idade avançada, mas que possuem alegria e disposição de uma criança, eventos como o desfile são momentos de diversão. Um exemplo dessa vitalidade é a senhora Maria Neide Mendes, de 70 anos. “Estou aproveitando tudo e começando a viver agora”, considera. Ela mudou-se para Vilhena vindo do nordeste há 30 anos, junto com marido e filhos.

Dona Neide como é conhecida pelos amigos, exerce ainda sua profissão como funcionária pública de Vilhena. E aproveita a ocasião para levar a bisneta de dois anos para prestigiar o evento e da mesma forma que ensinou seus filhos faz com que a menor integrante da família, a pequena Vitoria (bisneta) de dois anos, prestigie eventos da região como o desfile de 7 de setembro. 




foto: Herisvane Rodrigues

GREVE BANCÁRIA


Data: 28 de setembro de 2011


GREVE BANCÁRIA 






 A greve dos bancários foi anunciada nesta manha de terça-feira(27) na cidade de Vilhena. As reivindicações são em prol de  melhorias salariais de 12,8%, pois, a Federação nacional dos bancos propôs apenas 8% de reajuste salarial. E com o descontentamento da proposta,  o  número  de  trabalhadores reivindicando  seus interesses e de agências fechadas teve um aumento significativo.

 Mais de 4 agências bancárias estão em greve no município de Vilhena e nas outras agências do estado Rondônia não é diferente, chegando a 91,3% de paralisação, ou seja, de um total de 110 agencias bancárias, 83 estão fechadas.

            A reivindicação não é somente por questões salariais e sim por melhorias nas condições de trabalho. Uma das propostas é a mudança de horário de trabalho, os bancos passariam a funcionar das 09h00 até as 17h00, com intervalos para almoço. “Melhorando as nossas questões de trabalho, significa melhorar atendimento ao cliente”, desabafou o presidente do sindicato dos bancários de Rondônia José Pinheiro.

A greve bancária não é apenas estadual, mas a nível nacional. E no primeiro dia de greve teve um aumento no numero de agências fechadas comparadas ao primeiro dia de greve do ano passado. “Com essa participação maciça esperam que o recado seja percebido pelos banqueiros( representantes patronais) e resolvam reabrir as negociações e aceitar as propostas em favor dos trabalhadores.” Comenta José Pinheiro presidente do SEEB/RO.






Créditos de Fotos: Rogério Perucci (  site folha do sul )